terça-feira, 6 de outubro de 2020

Mouraria - Fadista Fernando Maurício

Fernando da Silva Maurício (Mouraria, Lisboa, 21 de Novembro de 1933 — Lisboa, 15 de Julho de 2003), um dos maiores símbolos do Fado castiço, nasceu na Rua do Capelão, no coração do tradicional Bairro da Mouraria, em Lisboa.

De uma família centenária deste bairro, com apenas oito anos começou a cantar numa taberna da rua onde morava, "O Chico da Severa". Em 1947 ficou em terceiro lugar no concurso "João Maria dos Anjos", organizado no Café Latino, e participou na Marcha Infantil da Mouraria, interpretando o papel do Conde de Vimioso. Tendo abandonado a escola antes de finalizar a instrução primária, o pai mandou-o aprender o ofício de sapateiro, onde Fernando Maurício passava o tempo a estudar as letras de fado. Seria o seu próprio patrão a incentivá-lo a dedicar-se à carreira de fadista.

Detentor de uma voz genuína e arreigado às suas raízes lisboetas, é considerado por muitos conhecedores da especialidade como o maior fadista da sua geração. São vários os fados que celebrizou entre eles a "Igreja de Santo Estêvão", com composição de Gabriel Oliveira e Joaquim Campos.

Sem comentários:

Enviar um comentário