segunda-feira, 13 de abril de 2020

Príncipe Real - Rua do Jasmim

Talvez em época remota, esta rua estivesse repleta dessa
planta com uma flor muito cheirosa.

Perto do jardim do Príncipe Real, hoje não é mais que uma rua com vista sobre o rio Tejo e a Ponte.

Esta rua faz parte de um poema de Alexandre O’Neill

Caixadòculos
- Patriazinha iletrada, que sabes tu de mim?
- Que és o esticalarica que se vê.
- Público em geral, acaso o meu nome…
- Vai mas é vender banha de cobra!
- Lisboa, meu berço, tu que me conheces…
- Este é dos que fala sozinho na rua…
- Campdòrique, então, não dizes nada?
- Ai tão silvatávares que ele vem hoje!
- Rua do Jasmim, anda, diz que sim!
- É o do terceiro, nunca tem dinheiro…
- Ó Gaspar Simões, conte-lhes Você…
- Dos dois ou três nomes que o surrealismo…
- Ah, já agora sim, fazem-me justiça!
- Olha o caixadòculos todo satisfeito a ler as notícias…

(Alexandre O’Neill, Feira Cabisbaixa, 1965)

Sem comentários:

Enviar um comentário